- Charles Darwin nasceu no dia 12 de fevereiro de 1809, em Shrewsbury, Shropshire, na Inglaterra, filho de Robert Waring Darwin e Susan Wedgwood.
- Em 1817 a sua mãe morre e Darwin entra na escola de Shrewsbury. Começa a fazer coleção de minerais e insetos.
- Em 1818 leu "Natural History of Selborne" de Gilbert White, apaixonando-se pela ornitologia. Entrou, como interno, na escola de Mr. Butler.
- Diploma-se como estudante medíocre em 1825.
- Renuncia a medicina após assistir a duas intervenções cirúrgicas em 1826 e colabora com colegas no estudo da zoologia marinha. Descobre que a flustra procria através de larvas. Frequenta a "Royal Society of Edimburg" e outras sociedades científicas.
- Em 1828 O pai o matricula-o no "Christ's College of Cambridge", aconselhando-lhe a carreira eclesiástica. Torna-se amigo de John Stevens Henslow, naturalista. Prefere estudar história natural, largando a teologia.
- É convidado,em 1831, através de Henslow, para ocupar o cargo de naturalista oficial do Almirantado britânico a bordo do Beagle, um navio pronto a zarpar para uma missão geográfica à volta do mundo. Este aceita o convite e parte de Inglaterra no dia 27 de dezembro.
- A 6 de janeiro de 1832 visista as Canárias. Dia 20 de fevereiro a ilha Fernando de Noronha. Dia 29 de fevereiro chega a Salvador, na Bahia. Dia 4 de abril visita o Rio de Janeiro e uma fazenda do interior. Permanece no Brasil até o dia 5 de julho. Visita, a seguir, o Uruguai, a Argentina e a Terra do Fogo.
- Explora e observa a fauna, a flora e a geologia de diversos países: Argentina, Patagônia, Terra do Fogo, arquipélogo Chonos, ilha Chiloé, Chile, planaltos dos Andes, ilhas Galápagos, Taiti, Austrália, Nova Zelândia, ilhas Cocos, África do Sul, ilha Ascension. Isto entre 1833 e 1836.
- No dia 7 de março de 1837 muda-se para Londres, trabalhando na redação de seu Diário de Viagem. Trabalha em várias obras.
- Em 1839, no dia 29 de janeiro casa-se com Ema Wedgwood. É editado o Diário de Viagem. Nasce seu primeiro filho, William.
- Publica, em 1842, a Estrutura e Distribuição dos Recifes de Coral. Esboça a Teoria da Evolução das Espécies. Aos 14 de setembro muda-se para Downe.
- Em 1844 escreveu "Ilhas vulcânicas visitadas durante a viagem do Beagle".
- Em 1846 publica "Observações geológicas sobre a América do Sul".
- O seu pai morre em Shrewsbury, a 1849. Darwin não vai ao enterro por estar doente.
- Morre, aos dez anos de idade, a sua filha, Annie, em 1851.
- Recebe, em 1853, a medalha da "Royal Society".
- Em 1858 publica, em conjunto com Walace, um trabalho sobre a Teoria da Evolução das Espécies.
- Publica, em 1859, o seu livro mais famoso, "The Origin of Species", sendo imediatamente atacado pelos ambientes científicos da época.
- Em 1860 escreve "Variações dos animais e plantas sob a domesticação" e recebe também a medalha Copley, a mais honrosa medalha científica da Inglaterra.
- Em 1862 publica "A Fertilização das orquídeas".
- Em 1871 escreve "A Origem do homem".
- Pubica, em 1872, "A expressão das emoções no homem e nos animais".
- Em 1875 publica "Movimento e hábitos das trepadeiras e plantas insetívoras".
- Escreve, em 1876, "Efeitos do cruzamento e autofertilização".
- Publica, em 1877,as "Diferentes formas de flores nas plantas da mesma espécie". Recebe o título de L.D. da Universidade de Cambridge.
- É eleito membro correspondente do Instituto Francês e da Academia de Ciências de Berlim em 1878.
- Recebe o Prêmio Bressa da Royal Academy of Turim em 1879 e escreve, em 1880, a "Força do movimento das plantas".
- Em 1881, escreve "A formação do húmus por meio da ação dos vermes, com observações sobre seus hábitos".
- Morre a 19 de abril de 1882, sendo sepultado na Abadia de Westminster no dia 26 do mesmo mês, entre os túmulos de Newton e Herschel.
segunda-feira, 10 de março de 2008
"Cronologia Darwinista"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário