quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Evolucionismo

Evolução das espécies, passo a passo:



Evolucionismo é uma teoria que afirma que as espécies, os seres vivos, não são imutáveis, ou seja, evoluem durante longos períodos de tempo, até às espécies hoje conhecidas.

A teoria evolucionista é fruto de um conjunto de pesquisas, ainda em desenvolvimento, iniciadas pelo legado deixado pelo cientista inglês Charles Robert Darwin. Nas suas pesquisas, feitas durante o século XIX, Darwin procurou estabelecer um estudo comparativo entre espécies aparentadas que viviam em diferentes regiões. Além \disso, ele percebeu a existência de semelhanças entre os animais vivos e em extinção.

Argumentos do Evolucionismo:

Existem vários argumentos que apoiam o evolucionismo.
Estes são:
  • Argumentos de Anatomia Comparada
  • Argumentos Paleontológicos
  • Argumentos Embriológicos
  • Argumentos Citológicos
  • Argumentos Bioquímicos
Argumentos de Anatomia Comparada:
Órgãos análogos (são órgãos que têm origem, estrutura e posição relativa diferentes desempenhando a mesma função);
Órgãos homólogos (são órgãos que têm a mesma origem, a mesma estrutura básica e posição idêntica no organismo, podendo desempenhar funções diferentes);
Órgãos vestigiais (são órgãos que resultam da atrofia de um órgão primitivamente desenvolvido).

Argumentos Paleontológicos:
Fósseis de formas extintas (são espécies de seres vivos que não se encontram actualmente vivas e que mostram que outrora habitaram a Terra);
Fósseis de transição (Correspondem a formas que possuíam características intermédias de grupos actualmente existentes)
Fósseis vivos (são seres que não sofreram qualquer alteração desde o inicio da sua existência e que, ainda hoje, habitam a Terra).

Argumentos Embrionários (feitos através da comparação entre diferentes fases dos embriões de variados seres vivos).

Argumentos Citológicos (todos os seres vivos são constituídos pela mesma unidade básica, a célula, e em todos eles esta é similar, em termos de estrutura e composição).

Argumentos Bioquímicos (todos os seres vivos são constituídos pelas mesmas biomoléculas e processos básicos, como síntese protéica, é comum a todos eles).

Nenhum comentário: