Evolucionismo é uma teoria que afirma que as espécies, os seres vivos, não são imutáveis, ou seja, evoluem durante longos períodos de tempo, até às espécies hoje conhecidas.
A teoria evolucionista é fruto de um conjunto de pesquisas, ainda em desenvolvimento, iniciadas pelo legado deixado pelo cientista inglês Charles Robert Darwin. Nas suas pesquisas, feitas durante o século XIX, Darwin procurou estabelecer um estudo comparativo entre espécies aparentadas que viviam em diferentes regiões. Além \disso, ele percebeu a existência de semelhanças entre os animais vivos e em extinção.
Argumentos do Evolucionismo:
Existem vários argumentos que apoiam o evolucionismo.
Estes são:
- Argumentos de Anatomia Comparada
- Argumentos Paleontológicos
- Argumentos Embriológicos
- Argumentos Citológicos
- Argumentos Bioquímicos
Órgãos análogos (são órgãos que têm origem, estrutura e posição relativa diferentes desempenhando a mesma função);
Órgãos homólogos (são órgãos que têm a mesma origem, a mesma estrutura básica e posição idêntica no organismo, podendo desempenhar funções diferentes);
Órgãos vestigiais (são órgãos que resultam da atrofia de um órgão primitivamente desenvolvido).
Argumentos Paleontológicos:
Fósseis de formas extintas (são espécies de seres vivos que não se encontram actualmente vivas e que mostram que outrora habitaram a Terra);
Fósseis de transição (Correspondem a formas que possuíam características intermédias de grupos actualmente existentes)
Fósseis vivos (são seres que não sofreram qualquer alteração desde o inicio da sua existência e que, ainda hoje, habitam a Terra).
Argumentos Embrionários (feitos através da comparação entre diferentes fases dos embriões de variados seres vivos).
Argumentos Citológicos (todos os seres vivos são constituídos pela mesma unidade básica, a célula, e em todos eles esta é similar, em termos de estrutura e composição).
Argumentos Bioquímicos (todos os seres vivos são constituídos pelas mesmas biomoléculas e processos básicos, como síntese protéica, é comum a todos eles).
Nenhum comentário:
Postar um comentário